FM200

Quimicamente o HFC227ea (FM-200) é o heptafluoropropano (CF3CHFCF3) que, em condições normais, é um gás incolor, inodoro, não condutor de eletricidade e que por não deixar resíduos e  não danificar a camada de ozônio é considerado um agente “limpo”.

A extinção do fogo se dá por uma ação  químico-física, atuando  sobre a chama, não alterando significativamente a concentração de oxigênio do ambiente. Portanto,  o HFC227ea (FM-200),  tem um nível de toxidade aceitável, podendo ser usado em ambientes ocupados por pessoas, dentro das especificações da EPA.

Embora o HFC227ea (FM-200) seja considerado não tóxico para seres humanos na concentração necessária para extinção do fogo, deve-se evitar a exposição desnecessária ao gás, pois no momento do combate pode haver a liberação de produtos decompostos resultantes do contato do agente com o fogo ou outros combustíveis. Normalmente, como o HFC227ea (FM-200) é descarregado em 10 segundos ou menos, causando uma rápida extinção das chamas, a quantidade de produtos formados é mínima.

O HFC227ea (FM-200) é efetivo na extinção de  diversos tipos de riscos,  como:

a) Líquidos inflamáveis;

b) Equipamentos elétricos tais como:  transformadores, geradores elétricos, disjuntores, etc

c) Fitotecas;

d) Equipamentos eletrônicos de controle e processamento;

e) Combustíveis sólidos  como: papel, madeira e tecidos;

MECANISMOS DE EXTINÇÃO

O HFC227ea (FM-200) extingue o incêndio por mecanismos ativos.

Inicialmente age resfriando fisicamente a chama no nível molecular. Por ser um excelente condutor térmico, o HFC227ea (FM-200) literalmente remove energia térmica do incêndio, a tal ponto que a reação de combustão não consegue se sustentar.

Simultaneamente, a ação química do HFC227ea (FM-200), através dos radicais livres agindo sobre o fogo, definitivamente inibe a reação em cadeia entre combustível, comburente e calor, interrompendo a combustão.

RISCO AO PESSOAL

A descarga de HFC227ea (FM-200) para extinção do fogo, não oferece perigo às pessoas, desde que respeitados os índices de concentração citados na norma NFPA  2001.

A exposição ao agente natural não é tóxica, mas todos os cuidados devem ser tomados para evitar a inalação de produtos da decomposição do agente extintor na presença de chama aberta e gases provenientes da própria combustão.

De qualquer forma, a presença de pessoas no local durante a descarga deve ser evitada.

 

 

​M & R TECHNOLOGIES Fire Safety – Division

Crie o seu site grátisWebnode